sexta-feira, 15 de maio de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Possibilidades para Construção de uma Gestão Democrática e Participativa. REUNIÃO - CONSELHO ESCOLAR. 2009.



DIREÇÃO & ADMINISTRATIVOS



PERFIL DA ESCOLA MUNICIPAL EIDER RIBEIRO DANTAS


A Unidade Escolar foi inaugurada em 05 de março de 2007 e fica localizada próxima a Rodovia Rio Santos pela atual gestão.
A escola é agraciada com: 12 salas de aula, 01 sala de leitura, 01 laboratório de informática, 01 almoxarifado, 01 refeitório, 01 cozinha, 03 banheiros pra funcionários, 04 banheiros para os alunos, sala de orientação, sala de coordenação, sala de direção, secretaria e uma quadra poliesportiva com 02 banheiros e 02 vestiários. As salas de aula são arejadas e possuem ventiladores de teto, os computadores são ultramodernos, as mobílias e os eletrodomésticos são novos e de 1ª linha.
Iniciamos o ano letivo atendendo 630 alunos matriculados. Assim visando contribuir com a abertura dos caminhos que levam ao conhecimento de sua importância na sociedade como membro participativo, transformador e criativo.
A Escola Municipal Eider Ribeiro Dantas é uma unidade de ensino, pública mantida pela Prefeitura Municipal de Itaguaí e gerenciada pela S.M.E.C.(Secretaria Municipal de Educação e Cultura).
A escola está localizada no bairro de Brisamar. É um bairro tipicamente residencial, onde está localizada uma estação de manobras da mineradora M.R.S. As casas, em sua maioria, são de alvenaria, sendo algumas muito pequenas. O acesso à escola não é considerado difícil.
A comunidade é formada por pessoas carentes, onde dificulta o trabalho a ser desenvolvido. Seus membros possuem uma renda muito baixa que gira em torno de um a três salários mínimos. Existem famílias mais carentes, porém, poucas chegam a passar fome, pois a comunidade é solidária e tem sido muito estimulada a participar de ações sociais. É uma comunidade fechada onde todos se conhecem, o que facilita muito a solução desta situação.
O nível de instrução dos pais, em sua maioria, é apenas o Ensino Fundamental incompleto, alguns com o Ensino Fundamental completo e em raras exceções o Ensino Médio. O acesso aos meios de comunicação se restringe as casas que possuem televisão, telefone, rádio e computador. Quanto ao lazer, não há opções dentro do bairro, o que faz com que as festas escolares e as festas de rua sejam as únicas opções para o seu lazer. É um bairro com manifestações culturais bastante diversificadas indo das festas religiosas aos bailes de forró.
O prédio da escola que foi construído por arquitetos nesta gestão, apresenta condições regulares para o bom funcionamento, contando com uma quadra poliesportiva, sala de leitura e laboratório de informática atende com conforto as crianças da educação infantil e 1º e 2º segmentos do ensino fundamental.






























Missão

Nossa Escola tem por missão contribuir na abertura de caminhos que levam ao conhecimento da sua importância na sociedade, como membro participativo, transformador, criativo contribuindo para o desenvolvimento sócio cultural ao alcance de todos.


Visão

Seremos uma Escola reconhecida no resgate da auto-estima, valorizando o indivíduo e preparando-o para o exercício de sua cidadania, através de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo, comprometido, e pelo respeito dispensado aos nossos alunos, pais e colaboradores num período de 4 anos.


Crenças e Valores

A escola Eider Ribeiro Dantas se caracteriza pela dedicação, acolhimento, norteadora de estratégias num trabalho de avaliação constante, para um desfecho da realização de sucesso.


E. M. Eider Ribeiro Dantas
Rua da Praia da Salina s/n
Cep: 23830-250
E.mail - escolaeiderdantas@itaguai.rj.gov.br


Diretor Geral. Prof°.Luis Carlos Santos


Diretora Adjunta. Profª.Sidnéia Maria R. Muniz





Nenhum comentário: