segunda-feira, 18 de maio de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Creche Municipal Brisamar. A IMPORTÂNCIA DA CRECHE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL.



Creche Municipal Brisamar
Rua: Magdalena Torturelle-Lt 14, 15 e 16 Qd. 62
Cep: 23830-000
E-mail - crechebrisamar@itaguai.rj.gov.br






Diretora Geral: Profª. Maria das Graças Ribeiro da Silva



PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Creche Municipal Brisamar oferece uma educação infantil, gratuita e de qualidade em nosso Município, reunindo competências essenciais à formação integral do indivíduo e ampliando-lhes a oportunidade de socialização e desenvolvimento humano. A creche é fundamentada no conceito integral da criança, visto que a Educação infantil não se esgota no caráter apenas assistencial, nem tão pouco e unicamente no desenvolvimento cognitivo. O que temos que enfrentar é o desafio de implementar uma formação global que implica uma evolução favorável de ordem física, psíquica, social, moral, cognitiva e afetiva.

“Art. 18 da lei 9394/96 atribui aos municípios, diretamente, sem necessidade de delegação, a responsabilidade sobre a Educação Infantil, tanto as mantidas por poder público, como as mantidas pelo setor privado.”

A Creche Municipal Brisamar entende a criança como um sujeito ativo, único que explora, investiga e transforma o ambiente ao seu redor, se transformando também durante a ação. A proposta pedagógica de creche se baseia na concepção construtivista do conhecimento. Concebemos a criança como construtora e criadora de seu entendimento de mundo, a construção será feita a partir da organização e reestruturação dos conceitos e noções que ela já possui e que fazem parte de sua vida, desenvolvendo sua compreensão por meio de relações e interações com o objeto, pessoas e ambientes.

Quem é a criança para nós?

“A criança é alguém que experimenta o mundo, que se sente uma parte do mundo desde o momento do nascimento; uma criança que esta cheia de curiosidade, cheia de desejo de viver; uma criança que tem muito desejo e grande capacidade de se comunicar desde o início da vida; uma criança capaz de criar mapas para sua própria orientação simbólica, afetiva, cognitiva, social e pessoal”.
(p.76: RINALDI , 2002)

Gestão Participativa e Democrática, o caminho que se percorre com amor.

A gestão participativa é resultado da revisão de concepções, valores e instrumentos de administração com vista de atender as novas exigências da sociedade contemporânea. A eleição do conselho escolar foi realizada em 07/02/08, a partir daí, a atuação do Conselho Escolar vem se efetivando, consolidando a autonomia e a gestão democrática da Creche Brisamar contribuindo para ampliar a democracia participativa, favorecendo o exercício da cidadania. A participação do Conselho Escolar na elaboração do PPP da Creche, permiti definir metas e as prioridades da Creche atendendo os interesses e as necessidades da comunidade local, além de propor o exercício das práticas pedagógicas coletivas, envolvida com debates e reflexões.
O conselho escolar reuni-se bimestralmente ou em assembléia extraordinária quando necessário.
Ao estabelecer o Conselho Escolar em nossa Creche, destacamos a importância da disponibilidade e os compromissos das pessoas que fazem parte da composição, pois os mesmos irão auxiliar no processo de gestão democrática e precisam estar constantemente reunidos num exercício de democracia participativa, para analisar, deliberar, mobilizar sempre, buscando atingir a qualidade social, isto é, em busca de um trabalho voltado para o crescimento intelectual, afetivo, político e social de todos os envolvidos, possibilitando assim a construção de uma sociedade igualitária.








CONSELHO ESCOLAR - 2009


MISSÃO

A Creche Municipal Brisamar está centrada na criança como sujeito histórico,possibilitando-lhe desenvolvimento pleno e equilibrado,capaz de proporcionar a formação do cidadão competente em termos individuais e coletivos.


VISÃO


A Creche Municipal Brisamar quer ser reconhecida por promover uma educação inovadora, através do seu Plano de Ação e do Projeto Político Pedagógico de Excelência, elevando o nível da Educação Infantil, alcançando assim maior igualdade social para todos.


CRENÇAS E VALORES

As crenças e valores desta unidade justificam nosso empenho e orientam nossas ações. Certos que na edificação dessas crenças e valores, os anseios e as demandas de nossa dirigente escolar e força de trabalho estão contemplados de modo harmônico, visando proporcionar um ambiente de oportunidades, transparência, desafios e respeito mútuo, que valoriza a educação, a capacitação profissional e o desenvolvimento humano.



· ÉTICA
· TRANSPARÊNCIA
· SOLIDARIEDADE
· HARMONIA
· COOPERAÇÃO
· DIALOGO
· SERIEDADE
· DEDICAÇÃO
· VALORIZAÇÃO
· APRENDIZAGEM
· COLETIVIDADE
· ORGANIZAÇÃO
· RESPEITO
· EXPERIÊNCIA
· CRESCIMENTO



Auxiliar de Creche.







Refeitório







Sala de Estimulação.





Sala de aula.

















Pátio Interno.


Lavatório Infantil.




Cozinha



Berçário








Banheiro Infantil.






TROCA DE SABER

A creche Municipal Brisamar tem aberto suas portas para a comunidade, membros do Conselho Escolar, responsáveis e pais de nossas crianças. Têm deixado passe livre para que possamos não ter uma democracia participativa, e sim, uma troca de saber.

Na sociedade de hoje, novos tipos de famílias tem surgido. Com isso, novas necessidades surgem. Com essas mudanças, famílias procuram espaço seguro para seus filhos, onde eles possam confiar e ter a certeza de estarem seguros, todavia, sem haver um conhecimento prévio dos profissionais na área educativa, há um receio da própria família em confiar seu filho a uma unidade escolar. A proposta que estamos apresentando tem por finalidade a integração dos saberes. Com a comunidade, ou seja, os pais com a creche.

Integrando com o saber em 2009:

Reuniões freqüentes entre pais, professores, coordenadoras e direção. Esses encontros Têm nos dado diretrizes com base na necessidade da criança e da família, envolvendo toda comunidade.
Procuramos trazer para unidade, formas educacionais para promover a participação de todos em eventos que integrem Família & Comunidade.

ACONTECEU!!!!

Recentemente foi organizado um bazar promovido pela Creche que contou com a colaboração de todos os funcionários, e membros do Conselho Escolar. Onde foi organizada uma comissão para avaliar e dar preços a peças que foram doadas e adquirida pela comunidade a baixo preço, sendo o lucro revertido para um projeto entre pais e professores, através da culminância do projeto realizado, houve várias dinâmicas envolvendo todo grupo.



A equipe da Creche Brisamar é multidisciplinar sendo composta por profissionais qualificados pelas coordenadoras Tatiana e Luciana, responsáveis por nosso trabalho representando a SMEC. Garantindo assim, o trabalho de qualidade a que nos propomos fazer.

Para isso a SMEC investe na formação da equipe através de cursos, palestras, e orientação diária por parte da equipe técnica.




Diretora Geral – Profª: Maria das Graças Ribeiro da Silva






























Nenhum comentário: